História
Antiga Ocidental
01) - A Grécia conviveu com
formas políticas de governo variadas que contribuíram para debates
significativos sobre a ética e a cidadania. A experiência política dos gregos,
no período governado por Péricles, em Atenas:
( ) reforçou a monarquia eletiva, com a
ampliação da cidadania para os estrangeiros asiáticos, garantindo um sistema
democrático na escolha dos governantes.
( ) promoveu a divisão da população da Ática em
dez tribos, contribuindo para o fortalecimento de práticas democráticas, de
acordo com as condições da época.
( )
consolidou o poder da nobreza, influenciando o surgimento da tirania e do
ostracismo e excluindo os estrangeiros da participação política.
( ) trouxe uma maior consolidação da democracia,
com a existência de uma assembléia, onde votavam os cidadãos Atenienses,
revelando um grande interesse pelos debates políticos.
( ) garantiu maior poder para os cidadãos,
transformando a Bulé no órgão mais importante do governo, garantindo novos rumos
para as relações políticas da época, em toda a Grécia, e condenando o
imperialismo dos persas.
02) - O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do
Peloponeso, escreveu sobre os gregos:
"... antes da Guerra de Tróia, [os habitantes da] Hélade nada
[realizaram] em comum.
Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu
conjunto. [...] O que fica bem comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu
numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de
helenos] para o conjunto [dos gregos]. [...] Não utilizou, também, a expressão
"bárbaros" porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam
ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de
outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de
Helenos [...] nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Tróia. [...] Essa
expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação
marítima encontrava-se mais desenvolvida".
(Tucídides. "A guerra do Peloponeso". Século V a. C.)
Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política dos gregos na Antigüidade é apresentada
por Tucídides?
b) Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se
falar de uma antiga civilização grega?
03) - As religiões e as mitologias são formas de se explicar os
mistérios do mundo que tiveram grande importância para a formação dos povos da
Antigüidade. A mitologia grega, por exemplo, criou narrativas sobre a natureza,
os sentimentos humanos presentes no imaginário do mundo ocidental. Dentro dessa
perspectiva, analise os enunciados a seguir.
( ) O mito de Prometeu continua
sendo lembrado na atualidade, representando a possibilidade do ser humano de
desafiar os deuses e construir a cultura.
( ) O mito de Édipo tem relação
com a idéia de destino e com a dificuldade dos seres humanos diante dos
obstáculos da vida.
( ) Os deuses gregos eram
poderosos e imortais, não tinham as fraquezas humanas e dominavam o mundo com
suas astúcias.
( ) Muitas obras da literatura
grega se inspiraram nas histórias vividas pelos mitos, com destaque especial
para as obras de Homero.
( ) A mitologia grega
desenvolveu-se sem vínculos com a religião da época; os mitos e os deuses eram
cultuados de forma totalmente independente.
04) - Péricles, que governou Atenas de 461 a 429 a .C., definiu o sistema
político de sua cidade da seguinte maneira:
"Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas
instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao
invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da
maioria, é democracia". Porém, para muitos historiadores modernos, ainda
que se considere Atenas como local de origem e paradigma da democracia, ela não
foi uma democracia modelo, pois existiam grupos sociais que eram excluídos do
processo político.
Sobre a sociedade e os sistemas políticos da Grécia antiga, é correto
afirmar:
(01) Diferentemente da vizinha Atenas, a cidade de Esparta adotava uma
forma de governo conhecida como oligarquia ou diarquia.
(02) Com Péricles, a democracia ateniense foi ampliada; porém seu
governo também foi marcado pelo auge do escravismo.
(04) Desejando expandir seu sistema político, Atenas submeteu Esparta e
Tebas e deu aos habitantes dessas duas cidades os mesmos direitos conferidos
aos atenienses.
(08) Durante o governo de Péricles, os cidadãos atenienses,
independentemente da situação econômica de cada um, deveriam participar das
assembléias e decisões de governo.
(16) No século V a. C., as conquistas militares de Alexandre Magno
expandiram o domínio político de Atenas até a Península Itálica.
(32) Ao se dizer que o sistema político ateniense não era uma
"democracia modelo", faz-se referência ao fato de que apenas uma
parte de seus habitantes eram reconhecidos como cidadãos.
Soma ( )
05) - "... Dividiu-se em três partes o Universo, e cada qual logrou
sua dignidade. Coube-me habitar o mar alvacento, quando se tiraram as sortes, a
Hades couberam as brumosas trevas e coube a Zeus o vasto Céu, no éter, e as
nuvens. A Terra ainda é comum a todos, assim como o vasto Olimpo."
(HOMERO.
"llíada". São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1961. p. 261-262.)
Segundo o texto de Homero, a origem do universo é explicada pela divisão
feita por Cronos entre seus três filhos: Possêidon, Hades e Zeus. A visão
mítica revelada por relatos como esse permeou as sociedades gregas e romanas da
Antigüidade e atribuiu um caráter religioso ao seu legado artístico e cultural.
Sobre a religião dessas sociedades, é correto afirmar:
(01) A mitologia era a base da religião, celebrada no culto aos
antepassados, aos deuses e aos heróis.
(02) Para os romanos, os deuses eram seres que não se identificavam com
os vícios ou com as virtudes dos seres humanos.
(04) Os mitos relatavam a criação do mundo e as relações entre deuses e
homens, apresentando exemplos morais que deveriam pautar o comportamento
humano.
(08) Na religião da Grécia e Roma antigas, os heróis eram homens que
praticavam ações extraordinárias, recebendo a mesma veneração destinada aos
deuses.
(16) Na Grécia, o culto a Júpiter não permitia a veneração de divindades
protetoras das diversas cidades.
(32) O conjunto de mitos criado pelos gregos permaneceu inalterado mesmo
depois de sua adoção pelos romanos.
(64) Na sociedade grega, estabeleceu-se uma relação íntima entre arte e
religião; a arquitetura, a escultura, a poesia e o teatro tinham como
fundamento o culto religioso e a perpetuação dos mitos.
Soma ( )
06) - A democracia está sempre na berlinda. Do mundo clássico ao
contemporâneo, houve sempre quem não a julgasse ser o sistema ideal de governo.
As tentações para subvertê-la têm-se manifestado historicamente. Há, no
entanto, um lastro de conquistas democráticas que se afirmou ao longo do tempo.
Com relação à evolução da experiência democrática, julgue os itens a seguir.
(1) O laconismo e a disciplina militar possibilitaram o desenvolvimento
dos estudos filosóficos e humanistas no seio da sociedade espartana, o que
permitiu criar condições para a emergência dos ideais democráticos na Grécia
Antiga.
(2) Os gregos antigos, ao servirem-se
do trabalho escravo, contrariavam a lógica dos seus conceitos
democráticos, uma vez que atribuíram à
capacidade do fazer manual a condição maior para se bem governar os homens.
(3) O modelo da democracia burguesia liberal ocidental, que nasceu das
revoluções atlânticas e do Iluminismo, ao se implantar em países com fortes
valores capitalistas e industriais, acabou com todas as manifestações políticas
que defendiam o nacionalismo e o socialismo.
(4) A experiência democrática nos países do Cone Sul da América Latina
no século XX é de pequena relevância, pois essa foi uma região que pouco
vivenciou restrições às liberdades políticas e civis.
07) - Leia o texto a seguir.
Quem poderia servir de
testemunha, melhor do que ninguém, perante o tribunal do tempo, senão a grande
Mãe dos Olímpicos, a Terra negra, da qual tirei, um dia, as cercas, em milhares
de lugares, essa Terra, outrora escrava e agora livre. Repartriei a Atenas, sua
pátria fundada pelos deuses, muitos homens que haviam sido vendidos,
ilegalmente ou não; outros, ainda, que
foram levados ao exílio e que nem mais falavam a língua ática, como acontece
quando vagamos por meio mundo. Outros enfim, que, aqui mesmo, viviam na
escravidão infame, sofrendo os caprichos dos seus senhores, alforriei. (...)
Além disso, proclamei leis, tanto para os maus como para os bons, aplicando
para cada qual a reta justiça.
Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens que se
seguem.
(0) No processo de afirmação do regime democrático ateniense, a obra
legislativa de Sólon caminhou passo a passo com as reformas sociais.
(1) A invocação da "Mãe dos Olímpicos" confirma que a esfera
religiosa esteve próxima do mundo público ateniense.
(2) Atribui-se a Sólon a criação de um tribunal popular aberto a todos
os cidadãos, a Helieia, que, no mínimo, servia de instância de apelação.
(3) Se comparada às épocas homérica e arcaica, a escravidão diminuiu
consideravelmente em toda a Grécia, durante o período Clássico.
08) - A sociedade grega era constituída de cidades-estados que possuíam
formações sociais, políticas e econômicas diferenciadas. A respeito dessa
sociedade, julgue os itens seguintes.
(1) Apesar das distintas composições políticas, Atenas e Esparta
aboliram o trabalho escravo e mantiveram uma ordenação social segundo os
estatutos militares.
(2) A colonização empreendida no mar Mediterrâneo garantiu o equilíbrio
socioeconômico e desenvolveu a prática mercantil.
(3) Atenas, ao estender a igualdade sociopolítica a toda a população,
favoreceu o crescimento econômico, bem como vulgarizou o estudo da filosofia.
(4) Os gregos, em virtude do desenvolvimento político e dos estudos
filosóficos, racionalizaram as crenças religiosas e ignoraram os deuses e
heróis.
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